×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but 2013/LUSOMOTORES/Automoveis/Ford/FiestaEcoBoost is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

FordFiesta-EcoBoost01Após termos dado conta, nas últimas duas semanas, de uma campanha da Ford sobre o novo Fiesta, disponível a partir dos 13 mil euros, também nós fomos conhecer esta pérola

. Na verdade, mais do que uma estreia, o contacto com o novo Ford Fiesta serviu para nós como um recordar de sensações e conceitos que já tínhamos conhecido anteriormente, mas que uma vez mais nos impressionou pela positiva, num carro que sendo do segmento B fica a dever muito pouco ao seu "irmão maior", o Focus, e em que o motor 1.0 Ecoboost se revela na sua plenitude com uma garra impressionante.

FordFiesta-EcoBoost08A verdade é que, na campanha de que demos conta ao longo das últimas duas semanas, era referido a importância do test-drive, facto que pudemos comprovar já que só mesmo sentados ao volante deste novo Fiesta é possível confirmar as capacidades do motor Ecoboost. É claro que não há bela sem senão, e se por um lado a versão referida na campanha, ao preço de 13.000 euros e "chave na mão", diz respeito à versão equipada com o motor de 80cv, nós quisemos um pouco mais, avançando para uma versão de 100cv e um pouco mais equipada. Mas afinal, quem é que se contenta com as nuvens se pode ter o céu?

Conseguimos assim testar uma versão bem mais "musculada", com o motor de 100cv, que nos presentou com outra diferença a ter em conta. É que, perante a garra e o espírito selvagem bem mais evidentes deste motor, facilmente damos por nós em ritmos mais vivos, algo que resulta em consumos nem sempre amigos do ambiente... e da carteira.

Ao longo de mais de três centenas de quilómetros em circuito misto, entre o trânsito de Lisboa e a estrada "larga" da CREL até à agradável vila de Arruda dos Vinhos, nunca conseguimos baixar o consumo para menos dos 6,8 litros de gasolina a cada 100 quilómetros, uma média que, sem ser exagerada, ficou ainda assim muito acima do prometido pela marca.

FordFiesta-EcoBoost07Consumos à parte, o conforto, a vivacidade do motor, a habitabilidade a bordo e o prazer de condução, foram sempre factores que nos prenderam ao banco do condutor por mais uns quilómetros, e nem a presença por norma desagradável em filas de trânsito no sempre cheio IC19, um troço conhecido em termos práticos por todos aqueles que vivem na zona da grande Lisboa, e do qual todos os outros já pelo menos ouviram falar, nem esses períodos conseguiram fazer-nos cansar de estar a bordo deste Ford Fiesta 1.0 EcoBoost 100cv Titanium.

Na unidade testada, com ar condicionado automático, rádio CD MP3 com ligação por bluetooth ao nosso smartphone, e ainda o sistema SYNC com assistência de emergência, deixa de haver lugar ao tédio mesmo se o trânsito não nos deixar andar.

Sobre este sistema SYNC, aliás, será importante referir que é particularmente intuitivo, funcionando com comandos por voz, fáceis de utilizar. Para uma chamada para casa a dizer que vamos chegar um pouco mais atrasados basta dizer "Ligar... Telefonar para casa", e a chamada é logo a seguir.

Feito o telefonema para casa, facilmente seleccionamos a música do CD, e se nos cansarmos do português monocórdico podemos experimentar outro idioma já que este Ford Fiesta fala quatro línguas. E quanto ao motor, o tão falado 1.0 EcoBoost de 998cc e 100cv de potência, a verdade é que foi preciso garantir várias vezes a alguns "penduras" que transportámos ao longo do ensaio que era mesmo um bloco de três cilindros, sendo certo que ainda assim estamos certos que nem todos acreditaram.

FordFiesta-EcoBoost02Já agora, e porque também foi uma pergunta à qual tivemos que responder algumas vezes, é preciso dizer que não, esta versão testada pelo LusoMotores não apresenta um custo dos tais 13.000 euros e "chave na mão", mas antes 17.135 euros, uma diferença porventura considerável mas afinal compreensível pelas diferenças que tivemos já oportunidade de referir face à versão da campanha.

Terminado o período da cedência deste novo Ford Fiesta, foi altura para o entregarmos de novo no parque da marca, algo que fizemos com alguma tristeza, neste caso acrescida. É que, para além da tristeza de não podermos ficar com o Fiesta com o excelente pequeno grande motor 1.0 EcoBoost, ficámos ainda mais triste porque não podemos trazer outra pérola da Ford que estava ali estacionada mesmo ao lado. Com a carroçaria num tom de laranja invulgar mas ainda assim sedutor, estava outro Fiesta, mas este ainda mais selvagem: o Ford Fiesta ST. Não o pudemos trazer, mas um destes dias não nos escapa... esperamos nós!

Já agora, e antes de terminar, fica em rodapé o que a Ford entende por bem dizer a propósito da campanha que motivou este ensaio. E se é verdade que até podemos não concordar exactamente com tudo o que eles nos dizem, há uma coisa que subscrevemos por baixo: é que para conhecer bem este novo Ford Fiesta não há nada melhor do que avançarmos para um teste. Nós fizemo-lo. Agora é a vossa vez!

Jorge Reis

{gallery}2013/LUSOMOTORES/Automoveis/Ford/FiestaEcoBoost{/gallery}

Pin It