O Kia EV9, novo SUV elétrico de sete lugares do construtor sul-coreano, obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, a mais elevada classificação atribuída por esta organização europeia independente. A avaliação abrangeu quatro categorias, registando-se um desempenho de alto nível durante todo o processo de teste. O EV9 obteve 84% na proteção dos ocupantes adultos, 88% na proteção de crianças, 76% no que respeita aos utentes vulneráveis na estrada, incluindo peões, e 83% na categoria de "assistência à segurança", que incide sobre a disponibilidade de um conjunto alargado de tecnologias de prevenção de colisões. 

O Euro NCAP elogiou o comportamento do EV9 na proteção de passageiros em virtude da estabilidade verificada no teste de impacto frontal, protegendo os joelhos e o fémur de todos os ocupantes, independentemente do seu tamanho e do local em que se encontram sentados. No teste da barreira lateral, o EV9 obteve a pontuação máxima, proporcionando uma forte proteção de todas as áreas do corpo do condutor e passageiros. O SUV foi também elogiado pelo seu avançado sistema eCall, que permite alertar os serviços de emergência em caso de acidente. Os testes revelaram ainda o carácter benigno do EV9 no que respeita aos efeitos noutros veículos em caso de colisão frontal.

Uma pontuação ainda mais elevada foi obtida nos testes de ocupantes crianças. O novo Kia protegeu todas as áreas críticas do corpo dos manequins representativos de passageiros de seis e dez anos de idade. A organização registou também nota positiva dos airbags do EV9, bem como do seu sistema inteligente de deteção da presença de crianças. 

Kia EV9 2024 1280 0c

Kia EV9 2024 1280 04

Kia EV9 2024 1280 44

Ao testar as tecnologias de assistência à segurança do EV9, o Euro NCAP destacou o desempenho do sistema de Travagem Automática de Emergência (Automatic Emergency Braking, AEB), que reagiu eficazmente à presença de outros veículos e evitou impactos na maioria dos cenários. 

Outras características de segurança destacadas pelo Euro NCAP foram o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assistant, LKA) do EV9, pela forma suave como corrige a trajetória do automóvel caso este se desvie da faixa de rodagem e pela capacidade de intervenção em situações mais críticas. O sistema de assistência à velocidade também se revelou eficaz na identificação do limite de velocidade local, além de dar ao condutor a opção de permitir que o limitador seja definido automaticamente pelo sistema. 

A classificação obtida pelo EV9 deve-se em grande medida à alta resistência da Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e à rigidez da carroçaria que, em conjunto com as diversas tecnologias a bordo, permitem atingir um elevado patamar de segurança.

Kia EV9 2024 1280 3a

Kia EV9 2024 1280 70

Kia EV9 2024 1280 6e

Finalista do Carro do Ano Europeu

Ainda a propósito do Kia EV9, este modelo do construtor sul-coreano foi selecionado para a lista final do prémio de Carro do Ano (Car Of The Year, COTY) de 2024 na Europa. O SUV 100% elétrico integrou provisoriamente o grupo de 28 novos modelos lançados este ano e foi agora designado pelos 59 jurados do COTY de 22 países para a lista de sete finalistas. O vencedor será anunciado no próximo dia 26 de fevereiro, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. 

Tal como o crossover elétrico Kia EV6, que conquistou o título em 2022, o Kia EV9 assenta na plataforma dedicada E-GMP. É um dos primeiros veículos elétricos de sete lugares do mercado, oferecendo um habitáculo espaçoso e confortável de estilo “lounge”. Em termos de autonomia, o EV9 está totalmente adequado para viagens em família, ao percorrer até 563 km com uma carga de bateria. Graças à tecnologia de 800 V, a bateria de 99,8 kWh recebe 249 km de autonomia em apenas 15 minutos, oferecendo uma eficiência excecional para a sua classe. 

Kia EV9 Finalista COTY

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It