A Stellantis N.V. anunciou esta quarta-feira um plano de investimento recorde para a região da América do Sul no valor total de 5,6 mil milhões de euros entre 2025 e 2030, tornando-se o maior investimento na história da indústria automóvel brasileira e sul-americana. Os investimentos previstos apoiarão o lançamento de mais de 40 novos produtos durante o período, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias bio-híbridas, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de abastecimento automóvel e novas oportunidades estratégicas de negócios.

O investimento da Stellantis reforça a sua liderança na região, fortalece o desenvolvimento da indústria local e acelera a realização do plano estratégico a longo prazo Dare Forward 2030, uma vez que a região mantém a sua liderança na oferta de mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

"Este anúncio solidifica a nossa confiança e compromisso com o futuro da indústria automóvel sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios local que é favorável", disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. "Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento do 'terceiro motor' da empresa, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, em conjunto com os nossos funcionários, a nossa cadeia de abastecimento e os nossos parceiros. Quero agradecer a cada membro da equipa envolvida em ajudar a criar e executar a nossa estratégia de investimento para que, juntos, possamos alcançar a nossa ambição de neutralidade de carbono líder na indústria."

Como parte do seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis vai investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação ao longo da próxima década e está no bom caminho para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes. A América do Sul desempenha um papel de liderança no "terceiro motor" - a agregação dos segmentos da América do Sul, Médio Oriente e África, China e Índia e Ásia-Pacífico - e é um contribuinte próspero para o crescimento das metas de receitas da Stellantis fora da América do Norte e da Europa.

StellantisBio HybridPlug in

Novos sistemas de propulsão com tecnologias bio-híbridas

Uma das protagonistas deste investimento são as tecnologias de vanguarda Bio-Hybrid, que combinam a eletrificação com motores híbridos alimentados por biocombustíveis (etanol) em três níveis diferentes. A unidade da Stellantis em Betim, Brasil, é o centro global de especialização da empresa para a tecnologia Bio-Hybrid, dando continuidade ao seu legado de inovação. A Stellantis, sob a marca FIAT, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis que utilizam 100% de etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV). 

A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada em vários modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. Espera-se que as novas tecnologias híbridas e elétricas fortaleçam a engenharia brasileira e a indústria nacional. A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três grupos motopropulsores híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Estas novas tecnologias incluem Bio-Hybrid, transmissões eletrificadas de dupla embraiagem Bio-Hybrid (eDCT), Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a estar disponíveis no final de 2024.

StellantisBio HybridTech2

O fortalecimento da Stellantis na América do Sul

A Stellantis é o líder nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. No ano passado, as vendas totais da Stellantis na região ultrapassaram 878.000 veículos, com uma quota de mercado de 23,5%. A empresa é líder de vendas no Brasil, com 31,4% de quota de mercado, e mantém a liderança nas vendas de veículos comerciais ligeiros na América do Sul, com 28,6% de quota de mercado. A FIAT é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul, e a pick-up Fiat Strada é o veículo mais vendido no país e na região.

Com este investimento, a Stellantis estará cada vez mais preparada para conceber, desenvolver e produzir automóveis modernos na região, expandindo também a sua atividade. Na Argentina, por exemplo, a empresa adquiriu uma participação de 19,9% na Argentina Litio y Energía S.A., um passo significativo para a criação de um cluster de materiais de bateria sustentáveis para cumprir os objetivos de eletrificação delineados no seu plano global.

Além disso, com as aquisições das empresas Norauto e DPaschoal, a Stellantis tornou-se o maior distribuidor de componentes para automóveis da América do Sul e tem planos para expandir a sua atividade no setor do pós-venda.

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It