Joana Pereira, funcionária da Consilcar há oito anos na área da administrativa, foi a protagonista da entrevista da equipa Consilcar para o número #03 da Consilcar Magazine, a publicação editada pela LusoSaber relativa à empresa Consilcar. Começando por resumir o seu trabalho como complexo – “A parte burocrática neste negócio não é fácil!” –, dentro de uma área de actividade que exige atenção permanente, a nossa interlocutora deu-nos conta da sua visão da realidade desta empresa de excelência.

“Estamos constantemente a lidar com muita ‘papelada’ e muitos documentos, para uma área de trabalho que não é, de todo, tão fácil quanto muitos afirmam”, começa por nos explicar Joana Pereira quando solicitada a dar conta da realidade do seu trabalho na Consilcar. Com um fluxo de negócio constante, o trabalho aumenta face a uma quantidade de vendas que qualifica por vezes de “exorbitante”, mas afinal, o facto do número de vendas ser “de facto grande”, leva-a a dizer ser bom essa realidade: “É bom, fantástico para nós, e resulta do trabalho de toda uma equipa que faz com que tudo corra bem, sendo a parte burocrática, perante isto tudo muito importante.”

Não se pense que a aposta é meramente profissional porque Joana Pereira, que chegou à Consilcar depois de ter passado por outras empresas ligadas ao sector automóvel, juntou o útil ao agradável pois confessa uma pequena paixão pelos automóveis.

“Gosto de conduzir, adoro conduzir e gosto de automóveis, de um carro que responda quando preciso de acelerar. Não ando propriamente por aí a acelerar, mas gosto de um carro que responda às minhas expectativas”, explica a nossa interlocutora, admitindo que o seu perfil de automóvel não corresponde propriamente ao de qualquer uma típica cliente feminina da Consilcar.

“Às vezes, quando estou aqui em acção de vendas e as senhoras me pedem um aconselhamento, sugiro um Fiat 500, um Audi A1, modelos que não são propriamente os preferidos para mim em termos pessoais”, explica Joana Pereira que diz ser “raro” encontrar outras mulheres com as suas preferências em termos de modelos automóveis.

AR2I1365

Neste negócio que diz ser por vezes “complicado” aponta como situações mais difíceis aquelas em que o cliente, por vezes, tem que ficar à espera dos documentos dos veículos. “As pessoas querem ter o carro em seu nome, o que é normal, mas a burocracia não é propriamente linear e as coisas nem sempre correm como queremos. É claro que tentamos sempre mostrar aos clientes o que acontece na obtenção de documentação mas nem sempre é fácil.”

Por outro lado, como reconhece a nossa interlocutora, há também situações em que os clientes demonstram uma boa compreensão, havendo mesmo alguns com quem é por vezes possível permitir uma relação de amizade: “Temos clientes com muitos anos de relacionamento com a Consilcar, alguns com 20 e mais anos, que vão trocando de carro uma e outra e outra vez.”

“Temos uma boa equipa. eu não poderia ter melhores colegas.
Damo-nos todos muito bem e isso é, sem dúvida,
meio caminho andado para o sucesso!”

Sobre a equipa de trabalho da Consilcar, Joana Pereira diz ser uma “equipa fácil”, e explica: “Temos uma boa equipa. Eu não poderia ter melhores colegas. Damo-nos todos muito bem, e isso é, sem dúvida, meio caminho andado para o sucesso. Por isso é que temos o sucesso que temos!”

Na evolução da empresa, a nossa interlocutora acompanhou a concentração da actividade da Consilcar na megastore de Massamá Norte, depois de um período em que a empresa dividiu a sua actividade por lojas em Belas e em Odivelas. A concentração, diz, acabou por permitir o melhor funcionamento da empresa, mas também um maior espírito de equipa.

“A passagem da empresa para estas instalações (Massamá Norte) veio permitir que possamos estar todos juntos trabalhando todos juntos. Temos os nossos ‘stresses’, como é normal entre colegas, mas de vez em quando fazemos uns jantares e tudo corre bem. Corre sempre tudo bem.”

texto: Jorge Reis
fotografia: Carlos Rodrigues

AR2I1351

Pin It