A Casa do Desenho, na Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa, foi o local escolhido pela Volvo Car Portugal para dar conta dos resultados referentes à sua actividade em 2023, um ano marcado por diversos recordes da marca sueca em Portugal, mas também para antecipar o que poderá ser 2024, ano que os responsáveis da Volvo Car antecipam como um ano que se deverá poder qualificar de memorável em face da performance que a marca antecipa no mercado automóvel luso.

Na apresentação dos resultados da Volvo Car Portugal esteve Susanne Hägglund, Managing Director, ela que ao fazer uma referência ao momento atual do setor automóvel, sublinhou o posicionamento único da marca sueca que promete continuar a destacar-se na próxima geração de mobilidade, não só pelo seu compromisso histórico para com a segurança, mas também nas componentes de sustentabilidade, tecnologia, conforto e conveniência pensados em detalhe para dar resposta às exigentes necessidades dos clientes de hoje e do futuro.

Realçando o compromisso da Volvo para com a eletrificação, que pretende atingir completamente em 2030, a Managing Director da Volvo Car Portugal realçou a importância da propulsão elétrica como a melhor resposta no mundo automóvel atual e afirmou a aposta elétrica da marca como um dos pilares do plano ambiental com vista a atingir a ambiciosa meta net zero em 2040.

Por seu turno, Tiago Barreiros e Domingos Silva, respectivamente Chief Financial Offer e Commercial Director da Volvo em Portugal, detalharam alguns números da performance da marca no ano que passou.

Com 5.118 unidades matriculadas, equivalentes a um crescimento de 42% em relação ao ano anterior e o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional, logo depois do resultado verificado em 2019 imediatamente antes da pandemia, as vendas da Volvo representaram uma quota de mercado de 2,56%, tendo refletido igualmente o melhor ano de sempre para a marca em rentabilidade.

Como modelos Volvo mais vendidos em Portugal estiveram o Volvo XC40, com 56% das vendas totais, o Volvo XC60, com 19% das vendas totais, e ainda o Volvo C40, modelo que garantiu para a marca 10% das vendas totais.

Volvo em Portugal é referência mundial

A popularidade da gama de modelos eletrificados da Volvo voltou, em 2023, a crescer em Portugal, tendo representado já 82% das vendas nacionais com a quota dos automóveis 100% eletrificados, representada em 2023 pelos modelos C40 e XC40, a pesar já 26% do mix total.

Estes números fazem da Volvo em Portugal uma referência em relação a outros mercados apresentando taxas muito superiores às da média mundial.  

A justificar esta boa prestação da Volvo no nosso país está a história de sucesso que o novo Volvo EX30, um modelo acabado de chegar ao mercado nacional, conseguiu desde já, assumindo-se como um grande sucesso em Portugal. Apresentando-se como a mais recente novidade da marca sueca e também o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, o EX30 já se encontra a circular nas estradas nacionais tendo já conquistado os portugueses ao arrecadar diversos prémios.

A título de exemplo, este novo Volvo EX30 tem vindo a bater alguns recordes e é já o automóvel com o maior volume de sempre em pré-encomendas da marca em Portugal.

Neste evento realizado bem à beira do Tejo, a Volvo apresentou também algumas curiosidades que as vendas já efetuadas têm vindo a revelar e que estão em linha com as expectativas previstas pela marca. Asim, o EX30 tem vindo a atrair faixas etárias mais jovens estando a trazer novos clientes à marca que vêem no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre.

Vários recordes a nível mundial

Também a nível mundial a Volvo estabeleceu, em 2023, alguns marcos históricos, tendo atingido um novo recorde de vendas mundiais, de 708.716 (+15% em relação a 2022), um recorde de rentabilidade e a maior taxa de penetração de modelos 100% elétricos dos seus 97 anos de história, a representar já 16% do total.

Destaque também para a melhoria das margens brutas relacionadas com a comercialização de modelos elétricos que evoluiu positivamente ao longo do ano, tendo contribuído para o resultado ao nível da rentabilidade.

2024 com crescimento a dois dígitos

Para 2024 a Volvo promete superar os resultados de 2023 e seguir, firme, na sua estratégia rumo à eletrificação.

Este será assim o primeiro ano no qual marca irá comercializar quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Aliado a uma cadeia de fornecimento robusta e uma produção estabilizada, acompanhada por grandes investimentos em tecnologia para assegurar os objetivos a longo prazo, a Volvo acredita que 2024 trará um novo ano recorde em vendas, receitas e rentabilidade.

Portugal, por seu turno, não será exceção, pretendendo a marca sueca crescer a dois dígitos até final do ano, motivo pelo qual Susanne Hägglund fechou esta apresentação destacando o seu orgulho na equipa e na rede de concessionários que com ela impulsionam a Volvo Car Portugal: “Tenho muito orgulho na nossa equipa e na nossa rede de concessionários que conseguiu atingir resultados tão sólidos capazes de contribuir para um resultado global forte e fiável!”

“As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que iremos, em 2024 iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental.”

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It