Altamente equipado de série com soluções de conforto e conveniência Premium, eis o novo Ford Puma Titanium X, modelo que irá estrear-se no Salão Automóvel de Frankfurt, Alemanha, incluindo no seu equipamento de série capas de bancos removíveis, bancos com massagem lombar e carregamento wireless para smartphones. A versão mais equipada Titanium X deste Ford Puma inclui também elementos de estilo exclusivos, como sejam detalhes com efeito de madeira e jantes de liga leve de 18 polegadas Pearl Grey.

A tecnologia Ford EcoBoost Hybrid de 48 volts coloca em destaque toda a eficiência do novo Puma Titanium X, em termos de economia, performance e prazer de condução, sendo que entre as sofisticadas tecnologias de apoio à condução da Ford incluem-se, de série, uma versão mais evoluída do Sistema de Manutenção de Faixa e do Sistema de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões. As soluções de arrumação de bagagem, integradas num amplo espaço de carga, estão entre as inovações desenvolvidas para o efeito após uma interacção de proximidade com consumidores.

Este novo Ford Puma Titanium X foi revelado esta quinta-feira, apresentando-se elegante e profusamente equipado, antecipando a estreia pública do veículo que acontecerá na próxima semana, no âmbito do Salão de Frankfurt. Alargando a sofisticação presente no crossover Puma, de inspiração SUV, com tecnologias de conforto e conveniência premium, o novo Puma Titanium X é o primeiro modelo da Ford a integrar as já referidas capas de bancos removíveis e laváveis, para além de novos bancos com massagem lombar, em estreia no segmento.

Entre as restantes tecnologias de série incluem-se o carregamento sem fios para smartphone, portão traseiro operável em modo mãos livres (em estreia no segmento) e um Sistema de Som B&O premium. O Puma Titanium X também se destaca por detalhes exteriores e interiores bem como acabamentos exclusivos.

FordPuma2019 TitaniumX 02

FordPuma2019 TitaniumX 01

“Tal como o novo Ford Puma ST-Line X que desvendámos no início deste ano, o nosso novo Puma Titanium X tem um carácter distinto por si só,” afirmou Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, para quem “as tecnologias de série, geralmente reservadas para automóveis executivos de maiores dimensões, proporcionam um conforto excepcional aos clientes de crossovers compactos.”

O novo Ford Puma faz a fusão entre o design exterior, espaço de carga sem compromisso best-in-class, e uma sofisticada mecânica mild-hybrid para os clientes europeus. As especificações premium de série pretendem garantir todo um novo grau de luxo ao segmento dos crossovers compactos, permitindo aos clientes do Puma Titanium X contar com a experiência de condução confiante e elevada do modelo bem como um conforto asinalável.

Operados por teclas, os bancos são electronicamente ajustáveis e contam com um sistema de massagem de três bolsas, com sentidos de rolamento ajustáveis, e três níveis de intensidade. As bolsas insufláveis permitem, também, um ajuste em crescendo dos contornos superiores, centrais e inferiores das costas dos bancos, ajudando o condutor e passageiro do assento dianteiro a melhor ajustar a sua posição, com um maior conforto.

O interior do Puma Titanium X vê-se reforçado com um volante com efeito em couro, aplicações com efeito de madeira em torno da moldura do painel de instrumentos, e inserções de tecido nos interiores das portas. “Quisemos que o Puma Titanium X fosse atractivo e confortável como se estivéssemos em casa, pelo que recorremos a cores, acabamentos e uma concepção geral interior que reflectisse esse ambiente,” afirmou Sonja Vandenberk, Designer-Chefe, Cores e Materiais, Ford Europa.

As tecnologias de série ajudam o condutor e os passageiros a permanecer conectados na estrada. Uma almofada de carregamento sem fios, colocada sob o painel de instrumentos, permite a recarga de smartphones compatíveis, sem necessidade de recorrer a cabos, libertando as duas entradas USB presentes a bordo do Puma. Já os dispositivos podem permanecer conectados ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 via Bluetooth, recorrendo a carregamento sem fios, permitindo aos condutores do Puma controlar os sistemas de áudio, navegação e smartphones conectados, usando simples comandos de voz. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sem custos adicionais, e oferece uma qualidade de som rica através do sistema B&O (de série) de 575 Watts e 10 colunas, dinamicamente sintonizado para assegurar uma experiência áudio envolvente, independentemente do banco ocupado.

A evocativa superfície do Puma e a expressiva secção frontal recebem uma identidade personalizada com acabamentos em preto exclusivos e detalhes cromados na grelha em favo de mel, do derivativo Titanium X, e nas molduras dos faróis de nevoeiro integrados nas entradas de ar frontais. O mesmo tratamento é dado às saias laterais, enquanto atrás, o elemento traseiro do difusor e a protecção se caracterizam por detalhes em cinza metalizado. Os espelhos exteriores aquecidos, da cor da carroçaria, integram os indicadores de mudança de direcção e as luzes laterais, iluminando o solo adjacente à porta quando esta é aberta.

FordPuma2019 TitaniumX 03

FordPuma2019 TitaniumX 04

Tecnologia mild-hybrid

Os clientes do Puma estarão entre os primeiros a beneficiar da sofisticada arquitetura mild-hybrid da Ford, adaptada para aumentar a eficiência de combustível, complementando a dinâmica de condução líder na classe do modelo.

A tecnologia EcoBoost Hybrid aprimora as características do motor a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford com um sistema de arranque/gerador (BISG) integrado e accionado por correia, de 11,5 kW, que permite a recuperação e o armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e subidas, carregando um pack de baterias de 48 volts de iões de lítio, refrigerado a ar.

O sistema BISG actua também como motor, integrando-se na perfeição com o pequeno bloco de 3 cilindros, de baixa fricção, usando a energia armazenada no fornecimento de binário em normais momentos de condução e aceleração, assim como na alimentação dos auxiliares eléctricos do veículo.

Proposto nas variantes de 125 e 155 CV, o inteligente e autorregulável sistema mild-hybrid pode utilizar a carga da bateria armazenada para garantir um determinado volume de binário, reduzindo as exigências ao motor a gasolina, numa melhoria da eficiência de consumos até 9 por cento, com base numa análise WLTP, ou como suplemento de binário, aumentando o binário total disponível a partir do motor, para uma performance optimizadas.

Entre as tecnologias de assistência à condução, de série, concebidas para tornar a experiência de condução do Puma Titanium X mais confortável, menos exigente e mais segura, incluem-se diversos sistemas como o de Manutenção de Faixa da Ford, reforçado com a função Detecção dos Limites das Vias, ainda o sistema de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões, bem como uma versão melhorada da tecnologia com um ângulo da câmara mais amplo, ajudando a controlar melhor os movimentos dos peões. Integra ainda um sistema de Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, ou ainda Informação de Incidentes Locais.

Activado pelo modem FordPass Connect a bordo do veículo, esta tecnologia pode informar os condutores de situações anómalas na estrada no seu percurso, mesmo que o incidente não seja imediatamente visível, devido a uma curva ou pela presença de outros veículos.

“O Puma é proposto com uma gama sem precedentes de tecnologias para o seu segmento,” refere Norbert Steffens, engenheiro-chefe do Programa Puma, segundo o qual “soluções como o carregamento sem fios ou o Stop & Go foram projectados para se encaixar na perfeição na vida dos seus proprietários, tornando a condução do Puma numa experiência fácil e intuitiva.”

FordPuma2019 TitaniumX 05

FordPuma2019 TitaniumX 06

Inovações práticas

O novo Ford Puma oferece o maior espaço de bagageira da sua classe, com 456 litros, bem como soluções de arrumação inovadoras, projectadas para simplificar as questões de armazenamento diárias. Com os bancos traseiros rebatidos horizontalmente, o Puma pode acomodar uma caixa com 112 cm de comprimento, 97 cm de largura e 43 cm de altura, enquanto a nova Ford MegaBox – conceito desenvolvido para ir ao encontro e mesmo exceder os requisitos dos clientes em termos de espaço de bagagem prático – garante um espaço de armazenamento profundo e versátil, capaz de acomodar na vertical dois sacos de golfe.

Em alternativa, com a tampa fechada, o espaço pode ser usado para esconder equipamentos desportivos sujos ou botas Wellington enlameadas. O revestimento sintético da Ford MegaBox e a abertura de drenagem no fundo facilitam a sua limpeza com água.

A colocação de bagagem a bordo do Puma é facilitada ainda mais graças à tecnologia de abertura do portão traseiro em modo mãos-livres, uma estreia no segmento da Ford, podendo ser aberta usando um simples movimento de pé sob o pára-choques traseiro, portão esse que possui uma chapeleira integrada que se afasta automaticamente, assegurando o acesso sem entraves à área de carga traseira.

“Ao longo do processo de desenvolvimento, o nosso objetivo foi oferecer um conjunto de soluções práticas sem precedentes, num pacote compacto e eficiente”, rematou Steffens, lembrando que “a exclusiva Ford MegaBox e a chapeleira do Puma são exemplos do pensamento inovador que ajudou a oferecer uma flexibilidade sem compromissos, integrada no estilo exclusivo e sedutor do Puma Titanium X.”

©LusoMotores

Pin It