Após a apresentação oficial do novo Fiat 600e em Lingotto, a 4 de julho, a Fiat acaba de anunciar uma versão híbrida que estará disponível a partir de 2024: o novo Fiat 600 Hybrid. A Fiat demonstra uma vez mais a sua relevância: o Novo 600 estará de facto disponível apenas como elétrico ou em versão eletrificada, variante que se destina aos poucos países onde a transição para a mobilidade elétrica é mais lenta.

Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis, comentou: "A nossa visão estratégica continua a ser o veículo totalmente elétrico e o facto de o 500e ser o veículo citadino BEV mais vendido na Europa alimenta a nossa determinação em prosseguir e tornar o veículo elétrico verdadeiramente acessível a todos. No entanto, também devemos manter a nossa relevância em países como a Itália, o nosso mercado doméstico, onde o veículo totalmente elétrico ainda não ganhou força. Por esse motivo, para estes países selecionados e em conjunto com o novo 600 totalmente elétrico, iremos disponibilizar uma versão híbrida de elevada especificação que, esperamos, abra a porta a um mundo mais eletrificado”.

Estamos assim perante um modelo, o Fiat 600 Hybrid, equipado com tecnologia híbrida avançada, podendo o utilizador desfrutar de uma experiência de condução elétrica suave e genuína. Segundo o construtor, o novo motor MHEV Mild-Hybrid assegura um consumo de combustível reduzido e emissões de CO2 até 15% mais baixas em comparação com um motor de combustão interna puro com transmissão automática, bem como uma melhor dinâmica de condução. Por outro lado, este novo Fiat 600 Hybrid, em conjunto com o novo Fiat 600e 100% elétrico, marca o regresso da Fiat ao segmento B.

O novo Fiat 600 Hybrid - Tecnologia

O Hybrid é uma solução inteligente e de fácil utilização, com uma procura crescente por parte dos clientes. De facto, ser-lhes-á oferecido o prazer do novo 600 numa configuração híbrida "P2": 100 cv, apenas 110 a 114g de emissões estimadas de CO2 (valores provisórios de pré-homologação). Já o grupo propulsor Hybrid será lançado em dois níveis de equipamento: o novo Fiat 600 Hybrid La Prima, a versão mais exclusiva, e o novo Fiat 600 Hybrid, a versão mais acessível.

O motor MHEV que equipa o novo Fiat 600 Hybrid é a máxima expressão de tecnologia e garante elevados níveis de conforto e performance. Graças a esta tecnologia avançada, o novo 600 Hybrid oferece uma verdadeira experiência híbrida, permitindo ao cliente usufruir de uma condução extremamente suave e elétrica, não só quando se desloca na cidade a menos de 20 km/h, mas também em estradas urbanas e rurais, bem como em autoestradas, quando o condutor liberta o pedal do acelerador em condições estabilizadas ou em descidas.

O veículo proporciona uma condução e uma viagem suaves graças ao sistema de arranque por correia que assegura uma transição silenciosa e eficaz entre o motor de combustão interna e o motor elétrico.

O segredo do seu desempenho reside na sinergia entre o motor de combustão de 3 cilindros e 1,2 litros, capaz de debitar até 100 cv, a bateria de iões de lítio de 48 Volts e a nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades, que inclui o motor elétrico de 21 kW, o inversor e a unidade central de transmissão, proporcionando a melhor otimização em termos de configuração.

A potência elétrica "extra" melhora a disponibilidade a baixas rotações e nas fases de arranque, proporcionando ao condutor um arranque silencioso e uma resposta rápida, com transições suaves e céleres. Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia nas fases de desaceleração do veículo. Em condições normais de condução, o motor foi concebido para otimizar o consumo de combustível e poupar até 15% das emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão interna puro com transmissão automática, também graças ao Ciclo Miller, com apenas 110 a 114g de emissões estimadas de CO2, o que o torna competitivo em relação a outras marcas.

Performance e condução elétrica

O brilhante novo Fiat 600 Hybrid proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e uma entrega de binário praticamente instantânea por parte do motor elétrico. A performance do motor de combustão é, portanto, rapidamente apoiada no arranque e o seu desempenho é otimizado, atenuando o efeito de atraso na resposta do turbo e garantindo uma resposta imediata à pressão no pedal do acelerador.

Da mesma forma, no arranque em modo puramente elétrico, o motor de combustão é acionado para ajudar na entrega de potência.

O propulsor híbrido apresenta múltiplas vantagens, nomeadamente o arranque em modo 100% elétrico (e-launch): suave, silencioso e sem consumo de gasolina. Da mesma forma, o motor elétrico melhora a eficiência e a dinâmica do veículo, permitindo que o automóvel circule com o motor de combustão interna desligado em determinadas situações.

Este modo é ativado durante a condução em cidade abaixo dos 30 km/h, com uma autonomia elétrica total de 1 km em estradas urbanas e rurais, bem como em autoestrada, com uma condução suave, quando o condutor liberta o pedal do acelerador em condições estabilizadas ou numa descida. Desta forma, a solicitação de energia e o nível de carga da bateria podem ser geridos de forma compatível.

A potência exclusivamente elétrica também pode ser utilizada para a função e-creeping, com a qual é possível fazer uma série de pequenas deslocações para a frente sem pressionar o acelerador — por exemplo, num congestionamento de trânsito (e-queueing).

O automóvel também pode ser estacionado em modo 100% elétrico, quer em primeira velocidade quer em marcha-atrás (e-parking). Além disso, o propulsor híbrido foi concebido para recuperar energia nas fases de desaceleração.

As vantagens desta tecnologia são imediatas: menos consumos e emissões e mais respeito pelo ambiente. Menos poluição sonora e mais conforto e prazer de condução, graças à fluidez da transmissão eletrificada de dupla embraiagem e à capacidade de resposta imediata do motor híbrido. 

Estas características proporcionadas pela nova tecnologia no Novo Fiat 600 dão um impulso extra à vida quotidiana, são fáceis de utilizar e capazes de satisfazer as necessidades de todos em termos de liberdade de movimentos. 

O novo Fiat 600 Hybrid, o upgrade Italiano eletrificado

O novo Fiat 600 aproveita o melhor dos universos B e B-SUV para oferecer uma experiência de condução atraente, alegre e acolhedora, marcando o regresso da marca ao segmento B. É a solução ideal para os amantes da cidade e a encarnação perfeita dos valores da marca de estilo italiano e sustentabilidade.

Moderno e elegante, o novo Fiat 600 Hybrid apresenta dimensões generosas, com 4,17 metros de comprimento, configuração de 5 portas, capacidade para 5 pessoas e 15 litros de espaços de arrumação interior, com a melhor arrumação dianteira da sua classe e uma bagageira com 385 litros de capacidade de carga.

Perfeitamente adaptado aos jovens clientes que procuram uma solução de mobilidade ecológica, a versão de entrada do novo Fiat 600 Hybrid apresenta os exclusivos bancos em tecido reciclado com detalhes em branco e um painel frontal do tablier em plástico de base biológica em preto mate.

O novo Fiat 600 Hybrid La Prima oferece 100% de estilo, tecnologia e conforto para garantir uma experiência Dolce Vita italiana imersiva. Equipado com as mais avançadas funcionalidades de segurança e assistência, oferece todos os benefícios associados à mobilidade urbana e extraurbana com Condução Assistida de Nível 2.

No interior, ambas as versões são caracterizadas por um HMI dedicado com uma cor específica para o fluxo de energia Powermeter, patilhas para mudanças manuais de velocidade e o e-Auto OFF para parar a inibição do motor de combustão através do ecrã do rádio.

Serviços conectados: dois novos packs para maior conforto

O novo Fiat 600 Hybrid oferece aos seus clientes dois packs de serviços conectados: Connect One e Connect PLUS. Orientado principalmente para as necessidades de segurança, o Connect ONE - já incluído na compra do veículo - oferece serviços de assistência e de chamadas de emergência, mas também informações valiosas que fornecem dados mensais sobre o estado do veículo.

O pack Connect PLUS foi concebido para tornar a experiência de condução, tanto a bordo como fora do veículo, mais confortável. Inclui serviços de navegação e funcionalidades para gerir remotamente o veículo através da aplicação Fiat, para monitorizar o estilo de condução e muito mais.

O novo Fiat 600 Hybrid também oferece algo novo e relevante para os nossos tempos: o Trip Report. Com esta funcionalidade é possível analisar os hábitos de condução e melhorar o impacto nos consumos, avaliando a pegada ambiental e o efeito do estilo de condução na saúde do veículo.

LusoMotores
Pin It