Volkswagen ID.6

A Volkswagen prossegue a sua ofensiva de eletrificação um pouco por todo o globo e em particular na China, onde acaba de revelar com vista à estreia no Salão de Xangai, já a partir de segunda-feira, o Volkswagen ID.6, o terceiro modelo da família ID que se junta assim aos já conhecidos ID.3 e ID.4. Estamos assim perante um SUV destinado ao mercado chinês e para o qual não há planos para a sua comercialização na Alemanha nem no continente europeu, devendo ser produzidas duas versões  de propulsão totalmente elétrica.

Estamos assim perante o ID.6 CROZZ, cuja produção acontece no norte da China, e o ID.6 X, produzido na parte sul do país, tratando-se em ambos os casos de um modelo multifacetado e multifuncional com capacidade para até sete pessoas e que deverá dar ainda maior consistência à vontade da Volkswagen em ser a marca mais procurada para garantir uma mobilidade sustentável na China.

“Com o novo ID.6, estamos a lançar as bases para que pelo menos 50% dos nossos carros vendidos na China sejam elétricos até 2030”, disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. “Estamos a manter o ímpeto e a aumentar gradualmente a nossa gama de carros produzidos sob a plataforma MEB. Em 2023, a Volkswagen terá um total de oito modelos ID na China, com uma produção em todo o país por forma a que as economias de escala alcançadas nos permitam oferecer a tecnologia mais recente a um preço acessível - e, assim, expandir ainda mais nossa ofensiva elétrica.”

Recorde-se que este ID.6 chega com a capacidade de tirar partido dos pontos fortes da plataforma MEB, para uma alta qualidade consistente em todo o mundo e com padrões igualmente elevados, abrindo espaço para desenvolver modelos individuais especificamente para determinados mercados ou regiões do mundo.

588 Km de autonomia

Apresentando-se como o modelo mais espaçoso da família ID dentro das propostas da Volkswagen, o ID.6 surge adaptado especificamente às necessidades e desejos dos clientes chineses em termos de espaço, funcionalidade, design e, em particular, experiência do utilizador. Em termos práticos, este ID.6 aparece no mercado chinês disponível em quatro configurações, com autonomia de até 588 km (China NEDC) e 225 kW de potência, além dos sistemas MEB IQ.Drive padrão.

As duas baterias disponíveis têm uma capacidade de armazenamento de 58 kWh e 77 kWh de capacidade líquida da bateria, e permitem uma autonomia entre os 436 e 588 km (China NEDC). A bateria está localizada sob a cabine de passageiros, garantindo um baixo centro de gravidade. As unidades motrizes da versão 4Motion produzem uma potência de 225 kW (305 cv) — o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos para uma velocidade máxima de 160 km/h.

Em termos de construção, a longa distância entre eixos e mais 30 centímetros de comprimento no total face às demais propostas do construtor nesta família ID acabam por resultar em espaço generoso para os seus passageiros, permitindo mesmo uma terceira fila de bancos para mais dois passageiros para além dos cinco lugares “tradicionais”. Esta terceira fila de bancos pode ser ajustada longitudinalmente num habitáculo onde a luz natural entra também por um tejadilho solar panorâmico que pode abrir e que é oferecido pelo construtor como um extra opcional.

Estamos assim perante um ID.6 de 4,88 metros de comprimento o qual tira o melhor partido da arquitetura do 'Modular Electric Drive Kit' (MEB) da Volkswagen, dividindo as áreas para pessoas e tecnologia de forma inovadora e para o benefício dos passageiros.

LusoMotores
Pin It