O derradeiro grand tourer da Bentley, o Batur coachbuilt by Mulliner, concluiu todo o seu programa de desenvolvimento de veículos, garantindo que cumpre os mais elevados padrões de performance e durabilidade. O trabalho começa agora com a construção de automóveis para os clientes, cada um com um nível excecional perícia e construção à medida, o que vai demorar cerca de quatro meses a ser construído à mão - com o último a ser concluído no final de 2024.

Após a produção de dois veículos de teste (conhecidos como Car Zero e Car Zero-Zero), apenas 18 automóveis Batur serão produzidos à mão nas oficinas Mulliner. No entanto, não foi feita qualquer concessão no rigoroso regime de testes da Bentley, que inclui testes de durabilidade em pistas de manobra, condições de estrada reais, testes de alta velocidade para além dos 200 mph e superfícies rugosas. Outros testes incluíram 600 horas de carga solar, o equivalente a cinco anos num deserto do Arizona, para garantir que os materiais sustentáveis utilizados na construção do Batur serão suficientemente robustos para suportar uma vida inteira de utilização.

Batur development drive 2

Batur development drive 3

O projeto original Batur - Car Zero

O Car Zero não é uma simples cobaia. Foi elaborado com os mesmos níveis de qualidade artesanal que cada um dos 18 automóveis que vão ser feitos à medida. O seu acabamento exterior personalizado, Purple Sector, é complementado por splitters dianteiros, frisos laterais e em difusor traseiro com acabamento em fibra natural de alto brilho. A grelha principal em Gloss Dark Titanium é acentuada com contraste num padrão ombré horizontal que flui do Purple Sector no centro, escurecendo gradualmente até ao Black Crystal nas extremidades. A linha do "capot infinito" tem acabamento em Satin Titanium, tal como as jantes de 22" que apresentam raios em Gloss e Satin Black Crystal.

Um segundo Batur de teste, o Engineering Car Zero-Zero, tem um acabamento igualmente impactante em Marina Teal. Estes acabamentos personalizados e os novos componentes, como os faróis LED únicos, foram submetidos a uma série de testes de durabilidade rigorosos. Estes incluíram uma viagem de 2.500 km pela Europa, testes de alta velocidade em circuitos fechados e uma exposição prolongada aos cenários mais adversos. No total, mais de 800 elementos únicos e exclusivos foram testados e comprovados em 160 semanas consecutivas de desenvolvimento intensivo.

Batur development drive 4

Batur development drive 5

O Bentley mais potente até à data

O motor W12 que equipa o Batur tem origem no Continental GT de 2003. O W12 tem impulsionado, literal e figurativamente, a ascensão da Bentley ao topo das marcas de luxo automóvel. Tem continuado a evoluir, tornando-se mais potente, refinado e eficiente a cada geração sucessiva. Agora, quando a Bentley começa a sua viagem rumo à eletrificação total, o W12 do Batur representa uma homenagem a este notável motor e ao seu cântico de despedida.

Os seus 750 CV de potência máxima tornam-no no W12 mais poderoso e, por conseguinte, no grupo motopropulsor Bentley mais potente alguma vez construído. O seu novo sistema de entrada de ar, os turbocompressores adaptados, sistemas de intercooler revistos e novas calibragens para o motor, transmissão e controlo eletrónico de estabilidade foram testados até ao limite em mais de 100 semanas de desenvolvimento do grupo motopropulsor. A performance de cortar a respiração do motor é combinada com a especificação de chassis Bentley mais avançada de sempre. Os destaques incluem a suspensão pneumática Speed-tuned, o controlo anti-rolamento elétrico ativo, o eLSD, a direção às quatro rodas e a vetorização do binário.

Batur development drive 6

Batur development drive 7

Uma nova era de coachbuilding

As tecnologias avançadas utilizadas para criar o Batur permitem à Mulliner oferecer aos clientes um nível de exclusividade sem precedentes na era moderna. Os novos materiais sustentáveis, como as fibras naturais, e as tecnologias, como o ouro de fabrico aditivo, dão aos designers da Mulliner uma paleta quase infinita, permitindo aos clientes concretizar a sua visão única do derradeiro grand tourer.

Todos os detalhes tiveram igualmente de passar pelo minucioso processo de desenvolvimento, incluindo as opções em ouro amarelo de 18 quilates para o mostrador Charisma Dial e o controlo de ventilação Organ Stop. Fabricadas a partir de ouro reciclado e impresso em 3D, estas peças foram submetidas a testes tão diversidicados como a carga térmica e a resistência ao protetor solar.

Batur development drive 8

Batur development drive 9

Os primeiros automóveis de clientes

Tendo passado todos os testes com distinção, o Batur está agora pronto para a fase seguinte do seu percurso. Os 18 exemplares do Batur já foram reservados e cada cliente pode agora continuar o processo de cocriação, orientado pela equipa de design interna da Mulliner. Após a especificação pelo cliente da cor e acabamento de quase todas as superfícies do Batur, cada automóvel único será fabricado à mão nos próximos meses na oficina da Mulliner na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra, onde cada automóvel demora cerca de quatro meses a ser concluído.

Batur development drive 10

Batur development drive 11

Pin It