O DS Design Studio levantou o véu sobre o M.i. 21, um dos seus trabalhos de investigação que visa ilustrar a visão dos futuros interiores da DS Automobiles. Este projeto, de utilização estritamente interna, concretiza as reflexões conjuntas das equipas de design e de produto. Novos conceitos, silhuetas originais, desenvolvimentos tecnológicos, ergonomia repensada e HMI (Human Machine Interfaces), bem como a exploração da área de Cores, Materiais e Acabamentos são testados num objeto físico, antes da sua aplicação até ao final da década.

O manifesto é, também, uma valiosa ferramenta de comunicação dentro da DS Automobiles, entre as equipas de engenharia e de gestão do Grupo. Representa, ainda, um estímulo criativo para os designers da marca. Ao contrário de um concept-car, um manifesto integra certas restrições regulamentares, industriais e económicas, para garantir um arranque mais rápido da sua produção. Com o manifesto M.i. 21, a DS Automobiles partilha, pela primeira vez, a sua visão com o público durante o certame “Révélations”, bienal internacional do artesanato artístico e criativo que se realiza em Paris, no Grand Palais Ephémère, de 7 a 11 de junho de 2023. 

DS Automobiles MI 21 03

DS Automobiles MI 21 04

"O ‘Révélations’ é um evento dedicado ao ‘savoir-faire’, ao artesanato e à excelência dos artesãos. Participamos desde 2019. É uma oportunidade de encontrar um público sensível ao vanguardismo, à beleza dos materiais, ao estilo, ao ‘savoir-faire’ e ao design. É interessante recolher as suas impressões, sensações e comentários, como num teste em tamanho real com especialistas", explicou Thierry Metroz, Diretor de Design da DS Automobiles.

Concebido por Thomas Bouveret, Responsável pelo Design de Interiores, Vincent Lobry, Responsável pelo Design de Cores, Materiais e Acabamentos e as suas equipas, o manifesto M.i. 21 reinterpreta os códigos dos interiores do futuro, ao serviço da arte das viagens. Concentra-se, em particular, nos domínios da Luz, elemento que contribui para o bem-estar no habitáculo., mas também dos Volumes, isto porque, em rutura com o passado, a arquitetura oferece mais espaços de arrumação.

DS Automobiles MI 21 05

DS Automobiles MI 21 06

O espaço foi libertado através da flutuação do painel de instrumentos, empurrando-o para a frente, e o piso foi libertado e repensado, sem túnel nem consola central, com as superfícies de vidro a surgirem aumentadas para oferecer mais espaço, liberdade e serenidade a bordo. Os locais de arrumação são inspirados no mundo do mobiliário, num jogo subtil de equilíbrio entre os materiais, as sensações tácteis e a distribuição dos volumes, reorganizado para criar uma sensação de maior bem-estar.

Elementos igualmente ponderados neste desnvolvimento sobre os interiores da DS Automobiles são o som, que contribui para o enquadramento estético do habitáculo, refletindo a qualidade acústica dos interiores, ainda a Imersão que resulta da forma como a relação entre o homem e a máquina foi repensada e a Dimensão Artística num projecto que tem por objectivo disponibilizar uma solução à medida, enriquecida por uma verdadeira peça artística.

DS Automobiles MI 21 02

LusoMotores
Pin It