Já foram apresentados todos os carros para a temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, sem dúvida a categoria principal do automobilismo mundial cujo o pontapé de saída será dado com o Grande Prémio do Bahrein no próximo dia 5 de Março, no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir. Ali irão ser preenchidos os três dias de actividade relativos a este Grande Prémio, com três sessões de treinos livres, um treino de classificação e a corrida propriamente dita. Curiosamente, o mesmo traçado do Circuito Internacional do Bahrein irá receber os treinos de pré-temporada de todas as equipas no fim de semana anterior.

Sobre este traçado, é tido por um circuito no qual é possível assistirmos a diversas ultrapassagens ao longo de cada corrida, tendo os pilotos que ter em conta o vento que normalmente se faz sentir no circuito bem como as elevadas temperaturas do ar e no asfalto. Em prova, os pilotos terão que cumprir 57 voltas ao circuito de 5,412 quilómetros, numa pista que recebeu o seu primeiro Grande Prémio em 2004. Curiosamente, no ano seguinte de 2005, Pedro de la Rosa assinalou a volta mais rápida do traçado com o tempo de 1m31s447 e desde esse ano que nenhum outro piloto conseguiu superar esta marca, que se mentém como o recorde da pista.

Projectado por Hermann Tilke a partir de uma folha em branco, este circuito do Bahrein é tido como uma pista particularmente moderna na qual se destacam as curvas 10 e 12, a primeira por se apresentar particularmente fechada e com um declive acentuado, e a segunda porque é utilizada pelos pilotos para sairem em aceleração por forma a ganharem a melhor velocidade.

Para esta prova, e num ano em que a Pirelli irá introduzir um novo composto de borracha para os pneus em pista, disponíveis em seis diferentes classificações desde os C0 mais duro até ao C5 mais macio, estão já escolhidos os pneus C1, C2 e C3, duro, médio e macio, respectivamente, e devidamente assinalados com as cores branco, amarelo e vermelho.

Definidas estão igualmente as duplas de pilotos “titulares” de cada uma das 10 equipas que irão estar nas pistas ao longo do Mundial de 2023, algumas das quais se mantém tal como gterminaram a temporada anterior de 2022, como a Red Bull, com Max Verstappen (Campeão do Mundo) e Sérgio Pérez, mas também a Mercedes — Lewis Hamilton e George Russell — ou a Ferrari — Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Por ordem alfabética das equipas, damos conta das duplas de pilotos com que cada uma irá alinhar no arranque da presente temporada do campeonato do Mundo de Fórmula 1.

EQUIPAS PILOTOS
ALFA ROMEO Valtteri Bottas
Guanyu Zhou

ALPHATAURI Yuki Tsunoda
Nyck de Vries
ALPINE Pierre Gasly
Esteban Ocon
ASTON MARTIN Fernando Alonso
Lance Stroll
FERRARI Charles Leclerc
Carlos Sainz
HAAS Kevin Magnussen
Nico Hulkenberg
MCLAREN Lando Norris
Oscar Piastri
MERCEDES Lewis Hamilton
George Russell
RED BULL Max Verstappen
Sergio Perez
WILLIAMS Alexander Albon
Logan Sargeant
LuaoMotores

 

Pin It