Quando há algum tempo atrás se começou a falar de automóveis chineses foi sempre em redor de alegadas cópias e evidentes plágios de modelos ocidentais com índices de qualidade e segurança a ficarem muito atrás do conseguido pelos veículos originais. Aos poucos, porém, os construtores chineses começaram a afirmar a sua qualidade e alguns dos seus modelos conseguem hoje afirmar-se no mercado europeu. Quanto a nós, tivemos oportunidade de realizar um ensaio ao Aiways U5 no final do passado mês de Julho e recuperamos agora as imagens e as impressões deixadas por este carro que chega desde a distante China mas sem ser um banal “produto do chinês”, sendo apresentado pelo construtor como um automóvel que integra “tecnologia alemã” e com uma qualidade muito acima do que se pode adquirir numa qualquer “Casa China”.

Entre nós, o Aiways U5, o automóvel elétrico de que falamos hoje, é o primeiro modelo chinês comercializado em Portugal, trazido até nós pela Astara, empresa que tem a representação de marcas bem mais implantadas no mercado europeu como a Kia, a Mitsubishi e a Isuzu, entre outras, e que apresenta um design moderno e aerodinâmico, com linhas elegantes e uma aparência futurística. Quando saímos para a estrada com o Aiways U5 — estão prometidos para breve mais modelos da Aiways à disposição dos potenciais clientes europeus, nomeadamente o Auways U6 que deverá chegar no final da Primavera — a primeira impressão foi francamente positiva, permitida por um automóvel alimentado por um motor elétrico que produz uma potência máxima de 190 cavalos e um binário de 315 Nm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A bateria de iões de lítio de 63 kWh oferece uma autonomia de cerca de 400 km no ciclo NEDC, o que significa que a autonomia real pode variar dependendo das condições de condução e do clima.

A propósito da autonomia, será sempre importante ter em conta que a autonomia real pode variar dependendo de vários fatores, incluindo as condições mas também o estilo de condução, o clima e a carga da bateria. Depois, à partida o Aiways U5 é equipado com uma bateria de iões de lítio de 63 kWh que é capaz de fornecer energia suficiente para uma viagem de longa distância com apenas uma carga completa, mas naturalmente que uma “longa distância” é sempre algo subjetivo, sendo necessário sempre planear as viagens de acordo com a autonomia real do veículo.

Em termos de equipamento, o Aiways U5 transporta um “pacote” particularmente interessante de recursos com comandos digitais numa grande tela sensível ao toque de 12,3 polegadas para o sistema de infoentretenimento, um sistema de som premium, um painel de instrumentos digital e um sistema avançado de assistência à condução, incluindo travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência de permanência na faixa, alerta de trânsito à retaguarda, e alerta de abertura de portas perante a existência de tráfego lateral.

Nota ainda para o ar-condicionado automático de duas zonas, entrada e partida sem chave, vidros elétricos, sistema de som premium com oito saídas, e diversas opções de conectividade, incluindo Bluetooth, Wi-Fi e compatibilidade com smartphones Android ou iPhone.

No capítulo da segurança, o Aiways U5 transporta uma ampla gama de recursos, incluindo os já indispensáveis sistemas de controlo de tração e controlo eletrónico de estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, sistema de assistência de arranque em rampa, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e uma câmara traseira.

Em termos de espaço no habitáculo, o Aiways U5 apresenta-se como um SUV/Crossover de porte médio com espaço suficiente para cinco ocupantes adultos. O carro possui um comprimento total de 4,68 metros, largura de 1,87 metros e altura de 1,70 metros, proporcionando um espaço generoso para os ocupantes. No habitáculo, uma nota para os comandos do ar condicionado que surgem na tampa da consola central e que, com uma pressão maior nesses mesmos comandos, abrimos a consola mesmo quando não é o propósito.

Refira-se que ficámos com a impressão relativamente aos bancos da frente de serem particularmente estreitos, algo que permite depois uma consola central mais larga do que seria necessário. Ainda assim, esta consola permite os espaços de arrumação que não temos aqui no normal porta-luvas, simplesmente porque este não existe no Aiways U5. Já para quem viaja na fila de bancos traseira, o acesso aos mesmos é fácil e o espaço é amplo e confortável num carro que apresenta uma distância entre eixos de 2,8 metros. Fica ainda assim o reparo para a dureza do banco no lugar central. Já em relação à bagageira, permite uma capacidade de 432 litros, havendo ainda um segundo compartimento sob o capô da frente com capacidade para mais 45 litros, afinal suficientes para transportar os cabos da bateria.

Em termos dinâmicos a prestação deste modelo chinês foi ao encontro do que esperávamos, permitindo conforto estabilidade e prestações agradáveis apoiadas pelos três modos de condução — Eco, Normal e Sport —, a oferecerem o binário disponível de forma gradual e suave. Com uma capacidade de aceleração anunciada de 7,8 segundos dos 0 aos 100 km/h, permite que a intensidade de regeneração de energia seja possível também em três níveis, ainda que nunca chegue a ser possível encontrar um nível que funcione como o e-pedal permitido por outros modelos concorrentes.

A bateria pode ser carregada em corrente contínua até 90 kW, demorando 35 minutos a conseguir levar a carga de 20 a 80%. Ligada a uma tomada AC de 6,6 kW, demora 10h00 a fazer uma carga completa.

Em resumo, com uma aparência atraente e recursos tecnológicos avançados, a impressão que deixou este Aiways U5 foi positiva, ainda que sejam poucas as referências da marca que permitam construir uma confiança nesta marca chinesa na altura de uma decisão de compra, principalmente se tivermos em conta que a concorrência a este modelo é feita com propostas já bem mais implantadas no mercado europeu como o Tesla Model Y, o Volkswagen ID.4, o Hyundai Kauai Electric ou mesmo o Ford Mustang Mach-E, modelos elétricos com dimensões mais ou menos semelhantes e com características que permitem uma comparação natural no momento da decisão de compra.

Tal como aconteceu com outras marcas no passado, nomeadamente com a Kia, marca sul-coreana hoje perfeitamente implementada no mercado e também comercializada pela Astara, e que há duas décadas era uma marca desconhecida, a aposta na Aiways terá que ser feita pelos consumidores mais ousados que querem primar pela diferença, apostando num automóvel que chega com uma garantia de 8 anos ou 150.000 km para 75% da capacidade da bateria, bem assim como uma garantia é de 5 anos ou 150 000 km para o veículos propriamente dito. Resta dar conta que o preço do Aiways U5 está nos 43 mil euros quando comprado com o financiamento proposto pela marca no momento da compra, um valor que analisado pela sempre importante relação de preço/qualidade, coloca este modelo chinês nas opções de quem pretende comprar um SUV/Crossover elétrico deste segmento.

ensaio: Jorge Reis
fotos: JR/lusomotores e oficiais
Pin It