A Peugeot associou-se à celebração do 90º aniversário de Álvaro Siza Vieira, ícone da arquitetura mundial e prémio Pritzker, e referência nacional da maior importância na história da arquitetura contemporânea, com projetos que mudaram a paisagem urbana de várias cidades em todo o mundo. Esta associação, que sublinha e enaltece o posicionamento que a Marca está a construir, surge pelas mãos do Peugeot 408, conduzido pelo neto do arquiteto, no documentário “SIZA”, cuja antestreia aconteceu ontem, domingo, 25 de junho, dia em que Álvaro Siza Vieira comemorou 90 anos. 

Da autoria do experiente produtor brasileiro Augusto Custodio, o documentário da plataforma de streaming Gallery oferece um retrato completo e cativante, através de um olhar mais íntimo e único, do prestigiado e mais premiado arquiteto português de sempre. Esta parceria surge na sequência da dinâmica da marca do Leão e representa um novo passo no posicionamento Allure que a Peugeot está a construir.

Pessoa bastante reservada e introspetiva, que prefere manter a sua vida pessoal longe dos holofotes, Álvaro Siza Vieira tornou-se num dos principais protagonistas da história da arquitetura contemporânea, sendo que os seus projetos mudaram a paisagem urbana de várias cidades de todo o mundo. Tornou-se, por inerência, no mais galardoado arquiteto português de sempre, contando na sua recheada vitrina, e entre muitas outras distinções, com o referencial Prémio Pritzker, atribuído em 1992 pela Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa.

AlvaroSizaVieira 2

Peugeot408

Alvo de condecorações oficiais como Grande-Oficial da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico de Portugal (atribuída a 10 de junho de 1992), com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (a 9 de julho de 1999) e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública de Portugal (a 6 de abril de 2017), Siza Vieira viu, agora, ser-lhe dedicado o documentário "SIZA", no qual se faz um retrato completo e cativante da pessoa e do seu legado na arquitetura moderna, através de um olhar íntimo e único.

Dirigido pelo experiente publicitário, diretor criativo e produtor brasileiro Augusto Custodio, o documentário mostra esse lado mais pessoal de Álvaro Siza Vieira, cobrindo factos da sua infância, bem como as suas relações familiares, a sua paixão como escultor e a sua admiração pela música clássica, explorando as influências na sua vida de nove décadas, naturalmente sem esquecer a sua ímpar carreira profissional. Nele contam-se relatos de amigos e pessoas do seu núcleo mais próximo – incluindo os renomados arquitetos Eduardo Souto Moura e Carlos Castanheira – todos revelando detalhes exclusivos sobre a sua personalidade e o seu trabalho.

O filme a que a Peugeot orgulhosamente se associa é, por isso, uma celebração da vida e carreira de Álvaro Siza Vieira, destacando a sua importância para a arquitetura contemporânea e a sua abordagem única em relação ao design. Como um dos maiores arquitetos do mundo, soube influenciar, ao longo da sua vida, inúmeros profissionais, não só da área como de outros espectros, sendo certo que o seu testemunho e, mais tarde, o seu legado irão continuar a inspirar futuras gerações.

HenriqueSiza 408

HenriqueSiza 408 2

Como Carro Oficial do documentário “SIZA”, o inovador Peugeot 408 GT Plug-In Hybrid  é conduzido pelo neto de Álvaro Siza Vieira, o arquiteto Henrique Siza, num percurso pela belíssima Foz do Douro, no Porto. O 408 espelha um elevado teor tecnológico, design arrojado e inovação, atributos que são intrínsecos tanto à arquitetura de Siza Vieira quanto à marca Peugeot. Percorrendo um cenário urbano, mas tocado pela natureza, reflete a natureza híbrida deste automóvel, estabelecendo uma forte conexão com a sustentabilidade.

O lançamento do documentário "SIZA" terá lugar pelas 15h00 deste domingo, 25 de junho, num evento restrito a convidados, a realizar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Presentes estarão, também, muitos outros ilustres convidados, familiares e amigos próximos de Álvaro Siza Vieira, bem como representantes das demais entidades envolvidas neste projeto, num evento que encerrará com um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos. Esta obra documental ficará, logo depois, disponível na plataforma de streaming Gallery, na sua versão integral, para visualização pública.

Nascido para reinventar os códigos das berlinas, o Peugeot 408 é uma proposta diferente da restante oferta no mercado e demonstra a criatividade dos engenheiros e designers da marca, que propõem uma silhueta fastback sem precedentes no segmento C, a primeira do seu género na história da marca e no mercado automóvel atual.

Novo modelo no catálogo da marca, o 408 eleva ao mais alto nível a sedução, a combinação de dinamismo, elegância e prazer de condução que se tornaram sinais de identidade da Peugeot, acrescentando-lhes a emoção de tecnologias de ponta concebidas para oferecer conforto, segurança e sensações instintivas ao volante.

HenriqueSiza 408 1

SIZA

LusoMotores
Pin It