A Honda e a Isuzu iniciaram esta sexta-feira, dia 22, os testes de demonstração em estradas públicas no Japão do GIGA FUEL CELL, um camião pesado (categoria 25 toneladas) alimentado por células de combustível (FC) que está a ser desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. Programado para decorrer até setembro de 2024, este teste irá permitir às duas empresas continuar a progredir na recolha de dados, na acumulação de conhecimentos e na identificação de questões técnicas em preparação para uma introdução no mercado em 2027. O modelo protótipo que está a ser utilizado para este teste de demonstração é do mesmo tipo que o exposto no stand do Isuzu Group no Japan Mobility Show 2023.

Com a cooperação da Honda Logistics Inc. e da Isuzu Logistics Co., Ltd., as empresas de logística do Grupo Honda e do Grupo Isuzu, respetivamente, pretendem assim verificar o potencial da utilização do combustível hidrogénio e a praticabilidade dos camiões FC (Fuel Cell - célula de combustível). Em redor deste tema, a Isuzu e a Honda acreditam que a tecnologia FC, que utiliza o hidrogénio como combustível, com zero emissões de dióxido de carbono (CO2), será eficaz para alcançar a neutralidade de carbono dos camiões pesados que são necessários para alcançar um transporte de alta eficiência (com a capacidade de condução de longa distância, grande capacidade de carga e reabastecimento rápido). 

Desde a assinatura de um acordo em janeiro de 2020 para a realização de investigação conjunta sobre camiões pesados movidos a FC, as duas empresas têm trabalhado na verificação da compatibilidade do sistema FC nos camiões pesados e no estabelecimento de uma base para tecnologias básicas, como as tecnologias de controlo de veículos. As duas empresas planeiam introduzir o modelo de produção no mercado em 2027, tirando o máximo partido da tecnologia, da experiência e dos conhecimentos adquiridos através da investigação conjunta.

Os testes arrancam com um veículo a 22 de dezembro de 2023 e deverão decorrer até setembro de 2024, percorrendo toda a zona de Kanto (distritos de Tochigi, Saitama, Tóquio e Kanagawa). Para além da compatibilidade com o mercado de veículos pesados, a Honda e a Isuzu pretendem avaliar o caráter prático do veículo (o camião pesado FC) no que respeita à condução na via pública, mas também na movimentação de carga e gestão do funcionamento do veículo, incluindo o reabastecimento de hidrogénio. 

Sobre o GIGA FUEL CELL

Veículo Base Isuzu CYJ77C-WX

Comp./largura/altura 

1.980mm/2.490mm/3.770mm 

Peso Total

25 toneladas 

Fuel Cell

Tipo

Polímeros sólidos (Honda FC Stack)

Capacidade

103 kW x 4 

Hidrogénio

Pressão (abastecimento) 

70 Mpa 

Capacidade (H) 

56 Kg 

Motor Tipo

Motor elétrico AC síncrono 

Potência

320 Kw 

Bateria de Alta Voltagem 

Tipo

Iões de lítio 

Autonomia 

-

Mais de 800 km (estimado) 

Outros 

Conectores de carga

2 portas CHAdeMO 

Carga: 530 kWh 

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It