Uma vez mais ao volante de um Red Bull, o Campeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, venceu este domingo o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, no circuito de Suzuka, ficando mais perto de revalidar o seu título no Mundial de Pilotos, o que pode acontecer já na próxima Grande Prémio a disputar no Qatar, mas garantindo desde já, isso sim, o sexto título mundial de Construtores para a escuderia austríaca.

Depois de largar da pole position, Verstappen, que pretendia voltar aos triunfos depois de na passada semana não ter conseguido melhor do que um quinto lugar em Singapura, acabou agora por liderar a corrida no traçado nipónico de Suzuka desde o arranque até à bandeirada de xadrez, terminando com 19,387 segundos de vantagem sobre Lando Norris, o piloto da McLaren que pela segunda vez consecutiva voltou a terminar uma corrida na segunda posição, algo que já tinha conseguido também em Singapura, aí atrás do espanho Carlos Sainz.

F1 GP Japao 05

F1 GP Japao 07

Lando Norris, com este segundo lugar, acabou assim por confirmar o bom momento que a McLaren está a atravessar, uma realidade ainda mais clara depois do momento em que Oscar Piastri, o segundo piloto da McLaren, cruzou a linha de meta atrás de Norris, subindo ao pódio pela primeira vez na sua carreira ao garantir o terceiro posto.

A título de curiosidade, refira-se que a última vez que a McLaren conseguiu ter dois carros no pódio de um Grande Prémio de Fórmula 1 aconteceu a 12 de Setembro de 2021, no Grande Prémio de Itália, em Monza, prova em que a McLaren venceu, com Daniel Ricciardo a subir ao lugar mais alto do pódio, seguido de Lando Norris, ele que conseguiu nessa prova o segundo posto.

De regresso ao triunfo de Verstappen, será importante referir que o piloto neerlandês alargou depois deste domingo a vantagem no Mundial de Pilotos, tendo agora 400 pontos, mais 177 do que o seu companheiro de equipa na Red Bull, o mexicano Sérgio Pérez, que desta feita não terminou a prova do GP do Japão. E sobre o título de Mundial de Construtores para a Red Bull, é o sexto conquistado por esta escuderia que se prepara para festejar também o título mundial de pilotos, naturalmente, para Verstappen.

F1 GP Japao 08

F1 GP Japao 09

Quanto às demais prestações nesta prova, nota para a luta protagonizada entre a Ferrari e a Mercedes, que alternaram nas posições seguintes às dos homens do pódio, com Charles Leclerc a terminar na quarta posição à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes, surgindo depois Carlos Sainz no sexto posto à frente de outro Mercedes, o de George Russel, na sétima posição.

Terminaram ainda nos pontos nesta prova japonesa do Mundial de Fórmula 1 o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, e os dois pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly. A volta mais rápida foi conseguida pelo vencedor deste Grande Prémio, Max Verstappen, pelo que o chefe de fila da Red Bull somou nesta passagem por Suzuka 26 pontos.

F1 GP Japao 01

F1 GP Japao 04

Confira entretanto com o LusoMotores como ficou a classificação final do Grande Prémio do Japão em Fórmula 1...

POSPILOTOCARROTEMPO
1 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 1:30:58.421
2 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +19.387s
3 Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +36.494s
4 Charles Leclerc FERRARI +43.998s
5 Lewis Hamilton MERCEDES +49.376s
6 Carlos Sainz FERRARI +50.221s
7 George Russell MERCEDES +57.659s
8 Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +74.725s
9 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +79.678s
10 Pierre Gasly ALPINE RENAULT +83.155s
11 Liam Lawson ALPHATAURI HONDA RBPT +1 volta
12 Yuki Tsunoda ALPHATAURI HONDA RBPT +1 volta
13 Zhou Guanyu ALFA ROMEO FERRARI +1 volta
14 Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +1 volta
15 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +1 volta
--- Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES ---
--- Logan Sargeant WILLIAMS MERCEDES ---
--- Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES ---
--- Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT ---
--- Valtteri Bottas ALFA ROMEO FERRARI ---

Particularmente importante neste Grande Prémio, o feito da Red Bull que assegurou desde já o sexto título Mundial de Construtores, para já com 623 pontos, apresentando uma vantagem considerável sobre a segunda classificada, a Mercedes que acumula até agora 305 pontos.

POSEQUIPAPTS
1 RED BULL RACING HONDA RBPT 623
2 MERCEDES 305
3 FERRARI 285
4 ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 221
5 MCLAREN MERCEDES 172
6 ALPINE RENAULT 84
7 WILLIAMS MERCEDES 21
8 HAAS FERRARI 12
9 ALFA ROMEO FERRARI 10
10 ALPHATAURI HONDA RBPT 5

F1 GP Japao 03

LusoMotores
Pin It